GRI GRI 2-25 Processos para reparar impactos negativos

GRI 2-25 Processos para reparar impactos negativos

Mecanismos para identificação e endereçamento de reclamações, denúncias e preocupações

Todas as políticas, protocolos, legislação e normas regulamentadoras são parte dos procedimentos internos da Bracell, que descrevem processos e diretrizes de gestão de temas sociais, ambientais e de governança (leia mais no conteúdo GRI 2-24).

Adicionalmente, contamos com dois canais próprios para o recebimento de reclamações, preocupações e denúncias: o Bracell Escuta e o Fale Conosco. Em ambos, a Companhia mantém contato com os autores dos registros, comunicando sobre as tratativas e status de cada caso.

Todo o processo, incluindo as medidas adotadas para resolução das demandas, é gerenciado por meio de um controle  que acompanha e registra os trâmites dos casos abordados. Por meio dele, são registrados e monitorados indicadores, com destaque para o tempo de solução de cada ocorrência. Os autores das denúncias podem, também, registrar feedbacks sobre a experiência e a satisfação com o endereçamento do caso.

A Auditoria Interna da Bracell é responsável pela investigação das denúncias registradas. Em parceria com outras áreas chaves no processo, como a controladoria e o jurídico, atua para identificar a causa-raiz das ocorrências, visando à adoção de medidas preventivas para que os casos não se repitam.

De forma complementar, a Bracell também contrata consultorias especializadas para a realização de projetos estratégicos em sustentabilidade. São exemplos:

Em 2023, como parte da gestão de impactos e riscos socioambientais, a alta liderança da Companhia atuou diretamente na aprovação dos indicadores e metas de sustentabilidade do Bracell 2030. Nosso plano de longo prazo para a sustentabilidade está ancorado em metas e compromissos ambiciosos relacionados ao clima, a natureza, pessoas e comunidades e alinhado com a Agenda 2030 da ONU (leia mais no Conteúdo GRI 2-22).

Bracell Escuta

Disponível para todos os públicos da Bracell para o registro de denúncias de desvio de conduta e não conformidade à legislação, ao Código de Conduta ou aos demais normativos da Companhia.

Os relatos são confidenciais, com garantia de anonimato dos autores. As demandas recebidas são avaliadas por uma equipe de Auditoria Interna que responde diretamente à diretoria da Bracell e ao Grupo RGE.

Contatos:
bracell_escuta@bracell.com
Bahia: 0800-006-6012
São Paulo: 0800-033-3384

Fale Conosco

É aberto a todos os stakeholders da organização. É voltado para o esclarecimento de dúvidas e envio de sugestões e elogios, além do registro de reclamações. As demandas são endereçadas às áreas responsáveis de acordo com o tema em questão.

Contatos:
Bahia:
0800-284-4747
faleconosco@bracell.com

São Paulo:
0800-709-1490
faleconoscosp@bracell.com

Remediação de impactos

Para remediar impactos, a Bracell:

  • Mantém um levantamento atualizado dos aspectos e impactos socioambientais, envolvendo todas as áreas operacionais para identificar, prevenir e corrigir quaisquer problemas;
  • Identifica e avalia impactos socioambientais antes do início das operações;
  • Avalia seus produtos comercializados quanto aos riscos relacionados à segurança, à saúde e ao meio ambiente;
  • Realiza monitoramento de impactos frequentemente para medir a evolução do processo e avaliar a necessidade de ações estratégicas.

São parte dos planos de relacionamento da Bracell com stakeholders:

  • Cadastro de comunidades, com visita a campo para coleta de dados relevantes para a gestão de potenciais impactos gerados pela operação, com o objetivo de preveni-los ou mitigá-los;
  • Elaboração de mapa de zoneamento de impactos, com identificação das áreas de plantio, de preservação e de fomento da Bracell nos territórios de atuação da Companhia;
  • Mapeamento e elaboração de matriz de partes interessadas, pessoas ou grupos direta ou indiretamente afetados por um projeto e/ou atividade, bem como aqueles que podem ter interesses em um projeto e/ou capacidade para influenciar seu resultado de forma positiva ou negativa;
  • Realização de encontros rotineiros com comunidades e vizinhos para promover diálogos – iniciais e operacionais – nas etapas antes, durante e após as operações de colheita, transporte e silvicultura, com o objetivo de manter as partes interessadas informadas sobre as atividades de manejo florestal da empresa;
  • Gestão da Rede de Percepção de Odor na área industrial em Camaçari (BA), com a participação de 25 representantes das comunidades do entorno da fábrica, com agenda de treinamento, reuniões periódicas e com comunicação direta com os representantes.

Divulgação de materiais informativos, como panfletos e cards digitais, distribuídos às comunidades. Nas visitas às partes interessadas impactadas pelo manejo florestal, são entregues o kit de diálogo operacional, constituído por sacochila, chaveiro, boné e um folder com apresentações do ciclo do eucalipto, além de informações sobre procedimentos de Relacionamento com a Comunidade e a divulgação do canal Fale Conosco da Bracell.