GRI GRI 205-1 Operações avaliadas quanto a riscos relacionados à corrupção

GRI 205-1 Operações avaliadas quanto a riscos relacionados à corrupção

Todas as operações da Bracell (100% das operações da Bahia, São Paulo, Sergipe e Mato Grosso do Sul – florestal e industrial) são avaliadas quanto a riscos de corrupção, processo realizado de acordo com a Política de Combate à Corrupção do Grupo RGE (leia mais sobre a estrutura de operações da Bracell no conteúdo GRI 2-6).

Os riscos mapeados são identificados em normativos internos que formalizam os procedimentos da Companhia em relação a ações de identificação de riscos potenciais relacionados à corrupção, medidas de prevenção e mitigação de impactos.

A Bracell também tem uma Política de Denúncias focada em processos internos e voltada para colaboradores próprios. O documento estabelece os princípios fundamentais da Companhia neste tema, além de procedimentos para o registro de denúncias e tratativas dos casos. A Política de Denúncias, que está disponível no site da Bracell apenas em português, apresenta:

  1. os meios para que os colaboradores levantem preocupações sobre possíveis incorreções nos relatórios financeiros, controle interno ou quaisquer outros assuntos correlatos; e
  2. os meios para uma investigação justa e independente com acompanhamento adequado do endereçamento das ações necessárias para averiguar e tratar cada caso identificado por colaboradores.

Os denunciantes podem relatar possíveis incorreções para os departamentos de Auditoria Interna em todas as operações da Companhia. Os relatos podem ser feitos por meio de ligações telefônicas, e-mail, cartas, reuniões presenciais, entre outros meios de comunicação.

No site da Bracell, também estão disponíveis outros normativos que reforçam práticas e comportamentos éticos, para que seja garantida a conformidade com a legislação e normas regulamentadoras, como o Código de Conduta, o Código de Ética de Compras e a Política de Sustentabilidade. Clique aqui para acessar.