GRI 3-1 Processo de definição de temas materiais
A matriz de materialidade da Bracell é composta pelos temas socioambientais mais importantes segundo os principais stakeholders da Companhia. A matriz foi construída em 2022 e atualizada em 2023, com os compromissos e metas do Bracell 2030 (leia mais em Bracell 2030). O estudo de materialidade compreendeu:
- Análise de documentos globais e setoriais relacionados à sustentabilidade da empresa e do setor, incluindo benchmarking com outras empresas.
- Pesquisa quantitativa e qualitativa com a liderança da Bracell e as principais partes interessadas da Companhia (colaboradores, fornecedores, comunidades, clientes, órgãos governamentais e entidades setoriais), por meio de entrevistas, aplicação de formulários e análise de questionários ESG de clientes e bancos.
- Elaboração de lista com 18 temas considerados como de maior relevância pelos stakeholders consultados, seguida da priorização e aprovação de 10 temas materiais que passaram a compor a matriz de materialidade – os dez mais.
- Correlação entre os temas materiais identificados no estudo de materialidade aos pilares do Bracell 2030, considerando o impacto e contribuição desses temas às nossas metas de sustentabilidade.
A matriz de materialidade da Bracell foi aprovada, também, pela liderança do Grupo RGE.