GRI 3-3(205) Gestão do tópico material conformidade (compliance), conduta ética, integridade e transparência
Conformidade (compliance), conduta ética, integridade e transparência é tema material para a Bracell cujo escopo considera realizar boas práticas, conforme as regras e valores da empresa, da legislação e de padrões do mercado, e garantir o cumprimento das leis e normas de forma ética, íntegra e transparente
O Código de Conduta da Bracell está em conformidade à Missão, à Visão e aos Valores Fundamentais T.O.P.I.C.C. (Times que se complementam; Olhar de dono; Pessoas; Integridade; Cliente; e Melhoria Contínua). Ele reflete o compromisso de garantir padrões globais éticos em processos e práticas, bem como a atitude ética de colaboradores, de fornecedores, no relacionamento com clientes e com todos os stakeholders.
O Código estabelece diretrizes para a conduta ética e incorpora o nosso compromisso em manter padrões comerciais globais éticos nos processos e práticas diárias, bem como estabelecer os critérios de comportamento ético e íntegro de colaboradores, de fornecedores, no relacionamento com clientes e com todos os nossos stakeholders.
Nosso Código de Conduta é compartilhado com 100% dos nossos colaboradores no momento da integração, logo após sua admissão. Também disponibilizamos aos colaboradores o autotreinamento sobre o Código de Conduta da RGE para reforçar as suas diretrizes.
A Bracell trabalha em total conformidade com a Política Global Antissuborno e Anticorrupção do Grupo RGE, que estabelece os princípios e as principais diretrizes para garantir a conformidade com as leis antissuborno e anticorrupção aplicáveis e com a legislação brasileira sobre o tema.
A cultura de compliance da Companhia é orientada para, entre outras mensagens, reforçar junto aos colaboradores que o não cumprimento dessas leis pode levar a penalidades civis e criminais, tanto para o Grupo RGE quanto para a própria pessoa envolvida, bem como danos significativos à imagem e à reputação do Grupo RGE e da Bracell.
Como forma de garantir a transparência, a Bracell divulga para seus stakeholders e para o mercado os principais resultados da gestão de seus temas materiais, definidos e priorizados a partir da consulta a públicos de interesse internos e externos (leia mais sobre o processo de materialidade no conteúdo GRI 3-2 e sobre os temas materiais da Bracell no conteúdo GRI 3-3).
Cultura de ética e integridade
Todos os nossos funcionários são treinados e comunicados sobre os valores da Bracell, além dos compromissos e políticas da Companhia. Também participam de treinamentos em procedimentos técnicos e operacionais específicos de seus departamentos, de acordo com a matriz de treinamento para cada cargo, parte do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Bracell.
GRI 205-1 Operações avaliadas quanto a riscos relacionados à corrupção
Todas as operações da Bracell (100% das operações da Bahia, São Paulo, Sergipe e Mato Grosso do Sul – florestal e industrial) são avaliadas quanto a riscos de corrupção, processo realizado de acordo com a Política de Combate à Corrupção do Grupo RGE (leia mais sobre a estrutura de operações da Bracell no conteúdo GRI 2-6).
Os riscos mapeados são identificados em normativos internos que formalizam os procedimentos da Companhia em relação a ações de identificação de riscos potenciais relacionados à corrupção, medidas de prevenção e mitigação de impactos.
A Bracell também tem uma Política de Denúncias focada em processos internos e voltada para colaboradores próprios. O documento estabelece os princípios fundamentais da Companhia neste tema, além de procedimentos para o registro de denúncias e tratativas dos casos. A Política de Denúncias, que está disponível no site da Bracell apenas em português, apresenta:
- os meios para que os colaboradores levantem preocupações sobre possíveis incorreções nos relatórios financeiros, controle interno ou quaisquer outros assuntos correlatos; e
- os meios para uma investigação justa e independente com acompanhamento adequado do endereçamento das ações necessárias para averiguar e tratar cada caso identificado por colaboradores.
Os denunciantes podem relatar possíveis incorreções para os departamentos de Auditoria Interna em todas as operações da Companhia. Os relatos podem ser feitos por meio de ligações telefônicas, e-mail, cartas, reuniões presenciais, entre outros meios de comunicação.
No site da Bracell, também estão disponíveis outros normativos que reforçam práticas e comportamentos éticos, para que seja garantida a conformidade com a legislação e normas regulamentadoras, como o Código de Conduta, o Código de Ética de Compras e a Política de Sustentabilidade. Clique aqui para acessar.
GRI 205-2 Comunicação e capacitação em políticas e procedimentos de combate à corrupção
Todos os anos, capacitações que reforçam as diretrizes da Companhia no combate à corrupção, atendendo ao Código de Conduta da Bracell, são contempladas na agenda de treinamentos.
Todos os 7.391 colaboradores, representando 100% dos empregados, receberam o Código de Conduta no momento do processo de integração, logo após a admissão. Também são treinados em integridade, antissuborno e anticorrupção.
Outras ações que realizamos são:
- Toda a alta liderança da Bracell participa de capacitações periódicas sobre ética e integridade, entre as quais, um treinamento focado no Código de Conduta;
- Colaboradores que ocupam cargos seniores ou os que são responsáveis pela execução de medidas de due diligencede Parceiros de Negócios recebem treinamento personalizado adicional sobre o processo de due diligence de Parceiros de Negócios da RGE; e
- Os fornecedores da Bracell recebem o Código de Ética de Compras (COPE) e passam por processos de due diligencee averiguação de documentos e evidências que comprovem a conformidade de suas práticas e atividades às legislações local, nacional e internacional, às certificações, normas técnicas e regulamentações aplicáveis, e protocolos e normas regulamentadoras internacionais.
GRI 205-3 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas
A Bracell tem mecanismos de controle e procedimentos para garantir a conformidade de suas práticas e qualifica corrupção como “abuso do poder confiado para obtenção de ganhos particulares, que pode ser instigado por indivíduos ou organizações”.
2021 |
2022 |
2023 |
|
Número total de casos confirmados de corrupção | 1 | 0 | 2 |
Natureza dos casos reportados | Corrupção entre fornecedor e empregado | 0 | fraude |
Número total de casos confirmados em que empregados foram demitidos ou punidos por corrupção | 1 | 0 | 1 |
Número total de casos confirmados em que contratos com parceiros comerciais foram rescindidos ou não renovados em decorrência de violações relacionadas à corrupção | 1 | 0 | 1 |
Nota 1: São considerados casos de corrupção aqueles que apresentam, pelo menos, duas pessoas envolvidas na concretização do abuso de poder e dos ganhos particulares. Nota 2: Em 2021, houve um processo de investigação relacionado à fraude, tendo como desfecho o bloqueio de relações comerciais com os fornecedores envolvidos. Nota 3: Em 2022, foi denunciado um caso de fraude relacionado a um módulo florestal, que resultou em uma auditoria interna. Essa auditoria culminou no desligamento dos colaboradores envolvidos. Embora o incidente tenha ocorrido em 2022, ele foi computado no ano de 2023, ano em que também houve um caso adicional de fraude, desta vez relacionado a reembolsos de viagem, que resultou na demissão de um colaborador. Além disso, é importante destacar que, no ano de 2023, não registramos nenhum caso de corrupção pública. |