GRI GRI 406 - Não discriminação

Navegar pelos indicadores

GRI 3-3 Gestão do tema material Direitos Humanos na cadeia de valor

Direitos Humanos na cadeia de valor é tema material para a Bracell cujo escopo inclui monitoramento e gerenciamento da asseguração e respeito aos Direitos Humanos nas operações Bracell. Na gestão de pessoas, garantir o desenvolvimento de um ambiente favorável a diversidade, inclusão e pertencimento para toda a variedade de identidades e escolhas individuais, garantia ao bem-estar, saúde e segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Em 2023, a Bracell divulgou o seu conjunto de metas de sustentabilidade de longo prazo, o Bracell 2030, do qual fazem parte as seguintes metas do pilar Empoderando Vidas:

Promover a igualdade de oportunidades para as mulheres

Promover um ambiente de trabalho inclusivo para grupos de afinidade

Publicamos, em 2023, nossa Política de Direitos Humanos. A norma formaliza nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com as melhores práticas sociais que buscam impactar de forma positiva as pessoas e as comunidades. A Política determina que a atuação da Companhia se dê em total respeito à dignidade e aos direitos humanos dos colaboradores, terceiros e subcontratados, dos povos indígenas e das comunidades locais e tradicionais. A norma define diretrizes para atuação da empresa e para a gestão dos impactos relativos ao tema, assegurando nosso compromisso com práticas trabalhistas e com o trabalho decente.

Mecanismos como o Código de Conduta, os Códigos de Ética de Compras, a Política de Sustentabilidade e a Política de Abastecimento de Madeira e Fibras, abrangem diretrizes para mitigar o risco e impactos em direitos humanos e regem os contratos com fornecedores e prestadores de serviços (leia mais em gestão socioambiental de fornecedores). Dessa maneira, combatemos riscos de trabalho infantil, forçado e análogo à escravidão em nossa cadeia de valor, visando garantir o cumprimento de direitos trabalhistas, da criança e do adolescente.

Também avaliamos permanentemente o entorno das operações florestais, buscando assegurar os direitos humanos das comunidades vizinhas às plantações. Essa iniciativa faz parte do processo de rastreabilidade da origem da madeira utilizada na produção de celulose.

Com o início das operações das duas linhas flexíveis do site de Lençóis Paulista (SP), a Bracell tem avançado em seu processo de expansão da operação florestal na região, que tem como um de seus efeitos o deslocamento de pessoas, que antes estavam vinculadas a uma propriedade, para outras localidades.

Esse fenômeno é monitorado em conformidade com o Padrão de Desempenho 5 da IFC (Corporação Financeira Internacional, na sigla em inglês), que trata de casos de reassentamento involuntário. Nessa frente, a Bracell também gerencia riscos sociais aos quais trabalhadores e suas famílias podem ser expostos, com o objetivo de preveni-los e/ou mitigar seus impactos.

A cada seis meses, em média, a Bracell passa por processo de auditoria externa independente para avaliação da conformidade das práticas da Companhia a normas socioambientais, incluindo os Padrões de Desempenho da IFC.

Para a redução dos impactos reais para as comunidades vizinhas da base industrial são usadas ferramentas para a contingência, como mapeamento, divulgação dos canais oficiais de comunicação e gestão de demandas e acompanhamento das tratativas.

Dessa forma, a Bracell gerencia riscos sociais aos quais trabalhadores e suas famílias podem ser expostos, com o objetivo de prevenir ou mitigar impactos com celeridade.

Os normativos internos da Companhia estão em conformidade às certificações internacionais e à legislação brasileira, em especial as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego. Também divulgamos nossos canais oficiais para recebimento de denúncias, reclamações e preocupações (leia mais no Conteúdo GRI 2-25 ).

 

 

GRI 406-1 Casos de discriminação e medidas corretivas tomadas

Não houve casos de discriminação registrados pela Companhia.