GRI GRI 2-12 Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na supervisão da gestão dos impactos

GRI 2-12 Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na supervisão da gestão dos impactos

A Bracell é membro do grupo RGE e, como empresa de capital fechado, suas normas de governança seguem as diretrizes e práticas do grupo RGE (leia mais no Conteúdo GRI 2-9).

O Comitê Diretivo de Sustentabilidade é responsável pelo desenvolvimento e validação do plano estratégico da Bracell e a gestão de temas estratégicos de sustentabilidade da Bracell.

Em 2023, participou diretamente do desenvolvimento das metas e compromissos do Bracell 2030 relacionadas relacionados ao clima, à natureza, pessoas e comunidades e alinhadas com a Agenda 2030 da ONU  envolvendo diretamente o Comitê Diretivo de Sustentabilidade (leia mais no conteúdo GRI 2-22 ). Além disso, o órgão atua no processo de elaboração e validação da matriz de materialidade da Companhia (leia mais em Jornada da Sustentabilidade da Bracell, no conteúdo GRI 3-1 ).

Também acompanha e tem acesso aos resultados de todos os processos de auditorias externas, de análise de conformidade a normas certificadoras como a Cerflor/PEFC, a ISO 9001 e a ISO 14001, realizadas anualmente, e de análise de conformidade às normas da IFC e Princípios do Equador, que ocorrem até duas vezes por ano.

As melhorias identificadas nesses processos de auditoria e análise de conformidade são acompanhadas pelo Comitê Diretivo de Sustentabilidade, que monitora a aplicação de medidas que garantam o seu cumprimento. O Comitê Diretivo de Sustentabilidade também participa diretamente da deliberação e tomada de decisão sobre temas socioambientais estratégicos apresentados para análise de riscos e oportunidades(leia mais no Conteúdo GRI 2-25).

Gestão de riscos

A Bracell estrutura sua governança, gestão de riscos, monitoramento de KPIs e análise de melhoria contínua de acordo com os requisitos das normas que regulamentam esses temas.

Todas as políticas, assim como os protocolos, a legislação e as normas regulamentadoras são parte dos procedimentos internos da Companhia, que descrevem processos e diretrizes de gestão de temas sociais, ambientais e de governança. Esses documentos são controlados por meio do Sistema Integrado de Gestão (SIG), de conhecimento de todos os colaboradores.

Além da gestão da operação que atende às certificações, às normas regulamentadoras e à legislação, a Companhia conta com uma agenda de sustentabilidade com metas ambiciosas, o . Essas metas foram elaboradas e são monitoradas em relação ao seu progresso pela alta liderança da Companhia e reportadas ao Comitê Diretivo de Sustentabilidade.

As lideranças, os colaboradores próprios e terceiros, e os fornecedores seguem esse sistema de normas. Para buscar o cumprimento efetivo de suas diretrizes e metas, a Bracell mantém uma agenda de treinamentos, além de realizar o monitoramento e a avaliação constante do pleno atendimento a esses requisitos.

Todos os anos, capacitações que reforçam as diretrizes da Companhia no combate à corrupção, atendendo ao Código de Conduta da Bracell, são contempladas na agenda de treinamentos. Além disso, todos os colaboradores recebem o Código de Conduta no processo de integração, logo após a admissão. Também são treinados em integridade, antissuborno e anticorrupção.

Veja outras ações que também realizamos:

  • Toda a alta liderança da Bracell participa de capacitações periódicas sobre ética e integridade, das quais faz parte um treinamento focado no Código de Conduta;
  • Nossos colaboradores são treinados e comunicados sobre os valores da Bracell e os compromissos e políticas da Companhia. Eles também participam de treinamentos em procedimentos técnicos e operacionais específicos de seus departamentos, de acordo com a matriz de treinamento para cada cargo, que integra o Sistema Integrado de Gestão (SIG).
  • Colaboradores que ocupam cargos seniores ou responsáveis pela execução de medidas de due diligence junto a parceiros de negócios, recebem treinamento personalizado adicional sobre esse processo; e
  • Os normativos internos e os compromissos da Bracell também se aplicam aos fornecedores e são analisados no processo de homologação (com apresentação de documentos e certificações necessárias para a execução dos serviços), na contratação e na gestão de seu desempenho. Os fornecedores recebem o Código de Ética de Compras e passam por processos de due diligence e averiguação de documentos e evidências que comprovem a conformidade de suas práticas e atividades às legislações local, nacional e internacional, às certificações, normas técnicas e regulamentações aplicáveis, e protocolos e normas regulamentadoras internacionais, bem como às políticas corporativas.

Veja os treinamentos e capacitações realizados em 2023 no Conteúdo GRI 404-2.

Certificações

Com a aplicação dos princípios e normas que embasam nossos procedimentos operacionais, nossas operações florestais e industriais se habilitam para serem certificadas por padrões e normas internacionais. Para isso, realizamos ciclos anuais de auditoria para verificação de conformidades e implantação de melhorias contínuas, que são acompanhadas pela alta liderança da Bracell.

Atualmente, as operações industriais da Bracell contam com as certificações ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. Isso significa que atendem aos requisitos de qualidade e ambientais dessas normas, incluindo o mapeamento de aspectos, impactos e riscos ambientais, com o estabelecimento de medidas de prevenção e mitigação. Ao mesmo tempo, garantem a atualização e o controle de toda a informação documentada de nossas operações, ou seja, procedimentos, políticas e demais normativos que são seguidos no dia a dia de nossas atividades. A operação industrial também é certificada em cadeia de custódia pelo Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor/PEFC).

A fábrica da Bahia conta com a certificação do Instituto Isega, que atesta que a celulose produzida na unidade atende a requisitos internacionais para o acondicionamento de alimentos. A entidade alemã é especializada no tema e atende a parâmetros do Instituto Federal Alemão de Alimentação de Risco e da legislação norte-americana da Food and Drug Administration (FDA).

As nossas operações florestais são homologadas pelo Cerflor/PEFC, que assegura o manejo da madeira como ambientalmente adequado, economicamente viável e socialmente benéfico. Em 2023, obtivemos a recertificação pelo Cerflor em nossas florestas da operação de São Paulo e da Bahia. Adicionalmente, as operações florestais da Bracell na Bahia também têm certificação ISO 14001:2015.

Na Bahia, todas as nossas operações são auditadas nas certificações Halal, que garante a conformidade do processo de fabricação ao padrão ético e moral islâmico e à legislação islâmica, e Kosher, que atesta a qualidade e segurança dos mesmos processos em conformidade às normas da alimentação judaica.

Em 2023, as operações na Bahia também obtiveram aprovação de uma auditoria dos EUA com foco em procedimentos antiterrorismo na área logística da Companhia. A iniciativa faz parte do Customs-Trade Partnership Against Terrorism (C-TPAT), um programa voluntário de segurança da cadeia de suprimentos liderado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. A ação, inédita para a empresa, apura riscos de sabotagem como a contaminação de contêineres.

Operações de São Paulo
Certificação ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, Cerflor/PEFC e ISEGA.

Operações da Bahia
Certificação ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, Cerflor/PEFC, C-TPAT, Halal, Kosher e ISEGA .