GRI GRI 2-23 Compromissos de política

GRI 2-23 Compromissos de política

Conheça a nossa jornada:

2003

– O grupo RGE, com sede em Singapura, adquire a unidade da Bahia, em Camaçari e Alagoinhas, e funda a Bahia Specialty Cellulose e a Copener Florestal, com foco na produção de celulose especial.

2014

– É criada a nossa primeira matriz de materialidade, com consulta aos nossos principais stakeholders.

2018

– Revisamos nossa Política de Sustentabilidade com apoio de consultores independentes e de uma nova pesquisa com stakeholders, que embasou uma matriz de materialidade reformulada.

– Aquisição da unidade de Lençóis Paulista (SP) e início do Projeto Star – construção das duas novas linhas flexíveis para produção de celulose solúvel e kraft.

2019

– Lançamento da marca Bracell.

– Atualização da Política de Sustentabilidade da Bracell contemplando todas as suas operações.

– Consulta a stakeholders e ações de engajamento na Bahia para identificação de riscos e oportunidades socioambientais.

– Constituição dos Comitês de Sustentabilidade da Bracell.

2020

– Desenvolvimento da Visão e da Estratégia de Sustentabilidade, com consulta a stakeholders, análises documentais e benchmarks com o setor.

– Associação ao Pacto Global da ONU, com o compromisso de divulgar, anualmente, o progresso das ações socioambientais de acordo com os Dez Princípios Universais.

– Realização de um diagnóstico socioeconômico participativo em 16 municípios prioritários para a nossa operação no estado de São Paulo.

2021

– Associação ao Compromisso Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto a governos e sociedade civil. A organização é representante, no Brasil, da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

– Lançamento da Visão e da Estratégia de Sustentabilidade da Bracell e do roadmap para implementação de projetos-chave.

– Geração de energia verde em São Paulo, com aprovação para operação comercial de energia, disponibilizando para o grid nacional entre 150 MW e 180 MW.

2022

– Nova atualização da matriz de materialidade com consulta a stakeholders internos e externos.

– Publicação do Relatório de Sustentabilidade e da Central de Indicadores da Bracell, em conformidade à Norma GRI 2021 e assegurados externamente¹.

– Lançamento do Compromisso Um-Para-Um, de promoção à biodiversidade.

– Divulgação das metas da Bracell para o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade (CEBDS) e adesão a duas iniciativas do CEBDS: Plataforma de Ação Pela Natureza e Movimento Net Zero².

– Revisão e priorização das metas da Estratégia de Sustentabilidade da Companhia, abrangendo temas relevantes para agências de rating ESG, índices de sustentabilidade e para stakeholders internos e externos.

2023

– Lançamento do Bracell 2030.

– Atualização da Política de Sustentabilidade.

– Publicação das Políticas de Direitos Humanos, Abastecimento de Madeira e Fibras, Anticorrupção e Antisuborno.

– Publicação dos primeiros relatórios de auditoria independente do Compromisso Um-para-Um e do inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), referentes ao desempenho de 2022.

– Recebimento do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC, na sigla em inglês), uma comprovação de que a energia elétrica vendida pela Companhia, gerada na fábrica de Lençóis Paulista (SP), é proveniente de uma fonte renovável.

– Bracell participa do Programa Ambição pelos ODS que visa apoiar empresas para que estabeleçam metas ambiciosas e integrem os ODS em suas estratégias de negócio, como parte do nosso compromisso com o Pacto Global.

– A Bracell se associa à Rede Mulher Florestal, organização não governamental e sem fins lucrativos ou vinculação partidária, criada para dialogar sobre a equidade de gênero no setor, assumindo a vice-presidência da Rede.

¹ Nossos relatórios de sustentabilidade são publicados desde 2010. Desde 2011, são produzidos em conformidade às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). De 2010 a 2017, os relatórios cobriram a operação da Bahia. A partir de 2018, os resultados abrangeram também as operações de São Paulo. Os relatórios são auditados por terceira parte desde 2019. A Central de Indicadores foi publicada pela primeira vez em 2021, e é atualizada anualmente. As publicações estão disponíveis aqui.

² A Plataforma de Ação pela Natureza é um programa que busca entender, proteger e gerir a dependência das empresas participantes e os seus impactos na biodiversidade, por meio da implementação coletiva de novas estruturas, metas e legislações internacionais. Já o Movimento Net Zero é um programa que visa transformar as metas empresariais de neutralidade climática em realidade, por meio do apoio prático à implementação de processos de descarbonização.