GRI GRI 403-2 Identificação de periculosidade, avaliação de riscos e investigação de incidentes

GRI 403-2 Identificação de periculosidade, avaliação de riscos e investigação de incidentes

Na Companhia, as áreas de Segurança de Processo, Emergência e de Gestão de Riscos do Negócio fazem parte do departamento de Saúde e Segurança do Trabalho. Essa equipe realiza as avaliações de riscos e perigos nas operações da Bracell, com o objetivo de prezar pela integridade das Pessoas, do Meio Ambiente, do Patrimônio e pela Continuidade do Negócio.

Realizamos o monitoramento e a avaliação dos resultados do Sistema de Saúde e Segurança do Trabalho e criamos planos de ação, focados em oportunidades de melhoria, para perigos e riscos identificados no Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural (PGRTR) e no Plano de Gerenciamento de Riscos da Companhia (PGR).

Por meio do PGR e da descrição das atividades (entenda no conteúdo GRI 403-1 ), identificamos os riscos de cada tipo de trabalho. Com essas informações, criamos planos de ação focados na prevenção de acidentes e incidentes, apresentando, também, oportunidades de melhoria.

Os indicadores da área são acompanhados pela equipe de saúde e segurança da Companhia, que apresenta os resultados para todos os setores em reuniões mensais, e para a diretoria e as gerências em encontros quinzenais sobre segurança e saúde ocupacional.

Os resultados de Saúde e Segurança são avaliados internamente pelo time de Saúde e Segurança e compartilhados com a gestão das áreas nas reuniões mensais de Segurança, e com a diretoria e as gerências em reunião quinzenal de Segurança e Saúde ocupacional. Nesses encontros, são apresentados indicadores e discutidas as ações de melhoria contínua dos processos.

Em 2023, realizamos na operação industrial um diagnóstico de cultura de segurança (EHS Brasil) para avaliar o nível de maturidade da Companhia na gestão desse tema. A partir do estudo, foi desenvolvido um plano de transformação cultural (PTC). No ano, também foi iniciado o processo de diagnóstico de riscos críticos do qual é parte a elaboração do Manual de Gestão de Segurança para as operações industriais. Também foi implementado um novo software de gestão de indicadores de saúde e segurança.

Além disso, foi criada uma área de Segurança de Processo e Emergência, com o objetivo de garantir a segurança e a confiabilidade dos equipamentos e prevenir acidentes e incidentes ou danos ao patrimônio da Bracell. As diretrizes de segurança de processo estão em conformidade com as Norma Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e integram o PGR.

Programas, processos e práticas para avaliação de riscos e investigação de acidentes

Laudo de Periculosidade Realizado para avaliar todas as funções e atividades exercidas pelos colaboradores. As avaliações são feitas por uma empresa contratada e especializada, garantindo o uso das técnicas adequadas e o atendimento das legislações mais atualizadas.
Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) Determina áreas que fazem jus à periculosidade e às medidas de controle de riscos. Essa iniciativa dispõe de planos de ação que direcionam os trabalhos de prevenção.
Programa de Gerenciamento de

Riscos (PGR)

É aplicado na identificação de riscos e em medidas de controle e prevenção (equipamento de proteção coletiva e medidas administrativas, de treinamento e de proteção individual).
Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural (PGRTR) Por meio dele, é possível identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais presentes nas atividades florestais.
Políticas e processos de proteção Para proteger os trabalhadores contra represálias, a Bracell tem políticas e processos de proteção contra intimidação, ameaças ou atos que possam gerar impacto negativo ao emprego ou envolvimento no trabalho como, por exemplo, rescisão, rebaixamento, perda de remuneração, punição e qualquer outro tratamento desfavorável.
Liberação de Trabalho Todos os trabalhadores podem se recusar a realizar uma determinada atividade caso não se sintam seguros, podendo exercer o seu direito de recusa da Liberação de Trabalho.
Sempre Alerta e Programa Comportamento Seguro Com o objetivo de atingir a meta de zero acidentes, são empregados dois programas com foco comportamental: o Sempre Alerta (foco florestal e fabril) e o Programa Comportamento Seguro (foco fabril) com viés preventivo de melhoria contínua da cultura de segurança dos colaboradores.
Cartão prevencionista Todos os colaboradores têm um cartão prevencionista, contendo dez critérios de autoavaliação, que deve ser portado junto com o crachá de identificação da empresa. Esse cartão descreve o direito de, em qualquer situação anormal, interromper as atividades, comunicar de imediato para o seu líder e somente consentir em prosseguir quando houver a neutralização/eliminação do risco. É o direito de recusa, que por transparência nas relações, é destacado no acordo coletivo da classe.
Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (Cipa) A Bracell conta com uma subcomissão na Cipa focada em melhoria contínua, por meio da qual são registradas as ações de segurança realizadas e os seus resultados práticos obtidos.
Semana de Prevenção de Acidentes Agenda de reforço a procedimentos de segurança operacional e ocupacional, bem como o comportamento seguro.
Investigação de acidentes e incidentes Em casos de acidentes e incidentes, as causas são investigadas e analisadas com a participação de gestores, responsáveis diretos pelas áreas, time de Segurança do Trabalho, Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (Cipa) e envolvidos diretamente na ocorrência. Esse processo, baseado em procedimento de segurança interno da Bracell, tem como objetivo identificar causas e adotar ações de tratativas e registro de lição aprendida, buscando neutralizar a reincidência.
Análise de Causa-Raiz Todos os acidentes e incidentes que ocorrem nas operações são registrados e investigados por meio da Análise de Causa-Raiz (leia mais no item Rist).
Relatórios de Inspeção de Segurança do Trabalho (Rist) O Relatório de Inspeção de Segurança do Trabalho (Rist) tem viés de Auditoria Interna, englobando assuntos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Neste são verificados 199 itens de atendimento legal (desde NR-1, NR-31, NR-12 e capacitações, entre outros). São elaborados de forma contínua pelos profissionais de segurança do trabalho, buscando o atendimento às normativas e a melhoria diária na operação florestal. Ainda como medida preventiva, são realizadas reuniões de desempenho por área e geral, onde são apresentados e criados planos de ação para tratativas dos itens de inspeções de segurança levantados pela equipe de segurança do trabalho.

 

Programa de Controle Médico de Saúde Identifica e mapeia todos os trabalhadores em suas respectivas atividades e locais de trabalho, os riscos ocupacionais aos quais estão expostos e os exames médicos que são realizados para prevenção de doenças ocupacionais e preservação da saúde. Também é informada a periodicidade em que esses exames são realizados. Todos os colaboradores próprios e terceiros são abrangidos pelo sistema de gestão de saúde e segurança.
RADAR  – Regras Administrativas Disciplinares e Ações Restaurativas Visa alinhar a disciplina operacional ao comportamento seguro nas operações industriais e florestais da Bracell. O RADAR, além de fortalecer a cultura de segurança de todos que interagem com os processos da empresa, também estabelece uma forma mais transparente e justa, reconhecendo as boas práticas de segurança e não tolerando que atitudes inseguras consideradas faltas graves sejam causas de acidentes em nossas operações.