Tema material Avaliação socioambiental de fornecedores

Navegar pelos indicadores

GRI 2-8 Trabalhadores que não são empregados

POR REGIÃO

2021 2022 2023
Gênero Bahia São Paulo Bracell Bahia São Paulo Bracell Bahia São Paulo Bracell
Homens 3.414 5.946 9.360 3.025 indisponível 3.025 2.671  12.056 14.727
Mulheres 130 494 624 138 indisponível 138  108  1.182 1.320
Total 3.544 6.440 9.984 3.163 12.434 15.597  2.809  13.238 16.047

Nota 1: por uma limitação do sistema de coleta de dados de trabalhadores terceiros, a Bracell não dispõe da segmentação por gênero dos terceiros que atuam nas operações da Companhia em São Paulo, no ano de 2022.  e passará a coletar o dado nesse escopo.

GRI 3-3 Gestão do tema material avaliação socioambiental de fornecedores

Avaliação socioambiental de fornecedores é tema material para a Bracell cujo escopo inclui a aplicação de critérios socioambientais para avaliação e seleção de fornecedores em suas unidades operacionais. Para prestadores de serviços e fornecedores de madeira, principal matéria-prima da indústria, se aplicam critérios de legislação ambiental, Direitos Humanos, Direitos Trabalhistas, Direitos da Criança e do Adolescente, incluindo combate ao trabalho análogo à escravidão e ao trabalho infantil. Quanto aos fornecedores de insumos, estes são avaliados quanto a legislação aplicável ao segmento, contemplando também questões ambientais.

A contratação e gestão de fornecedores é realizada em conformidade a políticas corporativas que tratam sobre gestão e contratação de fornecedores, gestão de sustentabilidade e gestão em direitos humanos, todas elaboradas em conformidade à legislação e protocolos internacionais de sustentabilidade. Os normativos são públicos e estão disponíveis no site da Bracell.

Especificamente, a Bracell:

  • Fomenta a atividade econômica nas regiões onde atua e contrata fornecedores locais para fornecer produtos e serviços às suas operações florestais, industriais, de logística (de madeira e celulose) e administrativas;
  • Em seu processo de homologação de fornecedores, avalia as condicionantes que incluem apresentação de documentos que comprovem o cumprimento da legislação ambiental e atendimento a licenças ambientais e operacionais, além daqueles exigidos conforme segmento de atuação do fornecedor. Esses critérios são monitorados ao longo da gestão dos contratos dos fornecedores que, periodicamente, são convocados a apresentar documentação atualizada;
  • Avalia seus fornecedores, que dependem de pontuação mínima para permanecer na cadeia de suprimentos da Bracell. Essas avaliações podem impedir a contratação, permitir a sequência do relacionamento ou encerrar uma negociação;
  • Realiza auditorias nas operações da Bracell onde atuam as empresas prestadoras de serviços, contratantes diretas dos terceiros que trabalham nas operações da Companhia;
  • Possui programa de melhoria de desempenho para fornecedores com recomendações para que esses parceiros tenham melhores resultados. A Companhia decide pela desqualificação de algum fornecedor somente por meio da avaliação de um comitê imparcial que analisa criteriosamente as informações fornecidas, garantindo transparência e igualdade de oportunidades para todos. O Formulário de Avaliação de Desempenho do Fornecedor é apresentado para o parceiro, para que os motivos da falha sejam claramente estipulados e indicados. O fornecedor é notificado sobre o resultado da avaliação de conformidade legal, realizada durante o processo de homologação.

Leia mais no Conteúdo GRI 308-1  e na gestão do tema Direitos Humanos na Cadeia de Valor em Empoderando Vidas, no Conteúdo GRI 3-3 gestão do tema material Direitos Humanos na Cadeia  de Valor.

GRI 204-1 Proporção de gastos com fornecedores locais

São consideradas locais as operações da unidade da Bahia (Camaçari, Alagoinhas e municípios da operação florestal da Bracell) e São Paulo (Lençóis Paulista e municípios da operação florestal de São Paulo). Unidades operacionais importantes correspondem às operações do site de São Paulo (site industrial de Lençóis Paulista e operação florestal que atende ao site industrial de São Paulo) e site da Bahia (site industrial de Camaçari e operação florestal que atende a fábrica da Bahia). Por motivos de confidencialidade, a Bracell não divulga dados financeiros.

Em 2023, a Bracell contratou localmente 47,04% dos fornecedores que atenderam as operações de São Paulo e 67,27% dos que atenderam as operações da Bahia. São considerados fornecedores locais aqueles que estão situados nos estados onde estão localizadas as operações da Bracell.

GRI 308-1 Novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais

A contratação e gestão de fornecedores de equipamentos, produtos e serviços inclui uma etapa de avaliação, apresentada no Conteúdo GRI 3-3 Gestão do tema material avaliação socioambiental de fornecedores. A diretriz é aplicada a todos os fornecedores contratados pela Bracell, portanto é também aplicável aos novos fornecedores. Todos os fornecedores contratados em 2023 e que atuaram diretamente em nossas operações durante o ano foram avaliados em relação a requisitos socioambientais e todos os fornecedores que obrigatoriamente devem atender à legislação ambiental, normas técnicas e outros requisitos que são condicionantes às certificações de nossas operações, são selecionados comprovando o atendimento aos critérios mandatórios. A Bracell gerencia os fornecedores por operação, separadamente. Para o ano de 2023, o dado de número de fornecedores avaliados e selecionados segundo esses critérios, por operação e consolidado, não está disponível.

GRI 308-2 Impactos ambientais negativos da cadeia de fornecedores e medidas tomadas

A Bracell realiza avaliação de riscos e impactos ambientais dos fornecedores que atendem e atuam diretamente em suas operações. A gestão do tema é realizada de acordo com a matriz de aspectos e impactos ambientais da Bracell, que atende aos requisitos das normas certificadoras de suas operações, bem como à legislação. Em 2023, não houve impactos ambientais negativos decorrentes de atividades de fornecedores nas operações da Bracell. Leia mais no Conteúdo GRI 3-3 Gestão do tema material avaliação socioambiental de fornecedores.

GRI 408-1 Operações e fornecedores com risco significativo de casos de trabalho infantil

Na avaliação em relação ao respeito e a garantia aos Direitos Humanos pelos fornecedores é analisado o atendimento à legislação aplicável (legislação trabalhista, direitos e garantias individuais e o Estatuto da Criança e do Adolescente). Nas operações industriais e florestais são realizadas verificações e análise documental in loco que verificam a conformidade das atividades à legislação competente. Nas operações florestais, especificamente, são realizadas auditorias na própria operação como medida de monitorar e mitigar o riscos sociais e garantir que sejam cumpridas a legislação trabalhista e garantidos os Direitos Humanos dos colaboradores e terceiros que atuam nessas operações. Um calendário de auditorias internas e externas é executado anualmente para análise de conformidade das operações.

GRI 409-1 Operações e fornecedores com risco significativo de casos de trabalho forçado ou análogo ao escravo

Na avaliação em relação ao respeito e a garantia aos Direitos Humanos pelos fornecedores é analisado o atendimento à legislação aplicável (legislação trabalhista, direitos e garantias individuais e o Estatuto da Criança e do Adolescente). Nas operações industriais e florestais são realizadas verificações e análise documental in loco que verificam a conformidade das atividades à legislação competente. Nas operações florestais, especificamente, são realizadas auditorias na própria operação como medida de monitorar e mitigar o riscos sociais e garantir que sejam cumpridas a legislação trabalhista e garantidos os Direitos Humanos dos colaboradores e terceiros que atuam nessas operações. Um calendário de auditorias internas e externas é executado anualmente para análise de conformidade das operações.

GRI 414-1 Novos fornecedores selecionados com base em critérios sociais

Os critérios sociais são avaliados nos contratos de terceiros. No Sistema de Gestão de Contratos da Bracell são cadastrados os documentos contratuais e verificados os documentos exigidos por lei às empresas prestadoras de serviço. Por meio desse sistema são monitoradas as cláusulas de acordo coletivo dos colaboradores terceiros. Essa prática de gestão é aplicada a todos os fornecedores da Bracell, portanto aplica-se aos novos fornecedores. Leia mais no Conteúdo GRI 3-3 Gestão do tema material avaliação socioambiental de fornecedores.

GRI 414-2 Impactos sociais negativos da cadeia de fornecedores e medidas tomadas

A Bracell monitora os riscos sociais de fornecedores prestadores de serviço que atuam diretamente em suas operações. Em 2023 não foram identificados impactos sociais nas operações da Bracell. Leia mais no Conteúdo GRI 3-3 Gestão do tema material avaliação socioambiental de fornecedores.

RR-PP-430a.1 Porcentagem de fibra de madeira proveniente de (1) áreas florestais certificadas por terceiros e porcentagem para cada padrão e (2) atendendo a outros padrões de fornecimento de fibra e porcentagem para cada padrão

Nossas operações florestais são conduzidas em conformidade com os padrões estabelecidos pela iniciativa global Programa para o Endosso da Certificação Florestal (PEFC), que assegura o manejo da madeira como ambientalmente adequado, economicamente viável e socialmente benéfico – com recertificação atualizada em 2023. Além disso, 100% da madeira utilizada no processo de celulose pela Bracell é verificada sob os padrões de certificação, desses cerca de 30% provém de fontes controladas, enquanto que 70% de fontes certificadas sob manejo da Bracell. No ano, 85 fornecedores forneceram madeira de fonte controlada para as fábricas de São Paulo e Bahia. Destes, 100% foram auditados pela equipe Bracell. A Bracell não adquire madeira de fontes controversas.